Confesso que fazia muitos anos que eu não lia esse arco do Batman, mas sempre houvia falar mal dela e como estou em uma vibe de relar materiais antigos, lá fui eu e descobri que só me lembrava das duas primeiras edições e do vilão.
Tive a impressão de estar lendo aquelas megas sagas dos anos 90 dos X-Men, na qual os autores tinham que enfiar todas as equipes e personagens e vilões na história e, no final, apenas alguns personagens eram relevantes.
Eu ficava me perguntando a razão das críticas, pois o desenho do Jim Lee era tão bom – era o que eu mais me lembrava na época, mas não dá para negar que a história é meio inflada e inchada de personagens e vilões...
... que não acrescentam muito e estão lá mais para gerar fan-service, mas pouco agregam na trama em si, da mesma forma como os vilões, por qual razão colocar tantos? Desnecessário, pois a função é nos confundir e para nos surpreender com a revelação do vilão Silêncio.
E já na época que eu li, eu já não achava que o vilão tinha sido bem desenvolvido, agora então, nem se fala. No final, fica a impressão que a história apenas quis apresentar o personagem e não desenvolver muito seu background, o embate final com o vilão é fraco e com um final bem agridoce, diga-se de passagem.
Faltou um pouco de cuidado na concepção do vilão e em sua utilização na história. Problema esse que se resolveu em outra HQ chamada O coração do Silêncio, na qual acompanhamos as motivações do vilão, mas convenhamos: isso deveria ter sido apresentado na trama proposta e não em outra hq.
Em 2019, a trama dessa HQ foi adaptada em uma animação, da qual não assisti, mas o que nos mostra o quanto Silêncio é uma história pop do Batman. O vilão também apareceu nos games da série Arkham, tanto em City, quanto em Knight, reproduzindo mais a trama vista em O coração do Silêncio.
Algo que não podemos negar é a arte do Jim Lee, que com certeza ajudou e muito para que essa trama fizesse sucesso. Ícone nos anos 90, Jim Lee fez muito sucesso com os quadrinhos dos X-Men e aqui ela também não decepciona.
Eu continuo gostando bastante dela hoje em dia, mas não podemos negar que os rostos dos personagens são muito parecidos. Enfim, acredito que Silêncio é uma trama OK do Batman, muito bem desenhada e nos apresenta um vilão que seria muito melhor desenvolvido posteriormente, mas também não foge muito disso.
Comentarios